Seguidores

domingo, 13 de abril de 2008

Reiki, terapia de cura natural



O Reiki é uma técnica de "imposição de mãos", extremamente simples e eficaz, que serve para activar, restaurar e equilibrar a energia.
Devemos adquirir a consciência de que energia é a essência de todas as coisas existentes no Universo. O mundo em que vivemos é constituído inteiramente de energia, estamos sempre imersos nela, rodeados por ela.
A própria vida é uma manifestação de energia, mesmo a matéria é energia condensada (e=m.c2). Não somos algo à parte ou separados do Universo, fazemos parte dele. Por isso devemos acabar com esse medo, superstição e misticismo de que isso seja algo sobrenatural, e tornar a energia cósmica trivial no nosso quotidiano, cultivando-a como uma ciência e uma arte.
O Reiki é uma energia com a qual podemos aprender a nos sintonizar. A meditação é um meio para nos ajudar a consegui-lo.
REIKI é uma palavra japonesa, que traduzida, significa algo como “Energia Vital Universal”. Esta energia, apesar de não ser facilmente explicada é facilmente experimentada, e a experiência abre-nos novas portas para melhorar a nossa saúde, a nossa qualidade de vida, além de permitir, num plano mais profundo, o encontro com o nosso ser mais íntimo.
A palavra REIKI é composta por duas sílabas: Rei e Ki.
Rei – Designa a energia subtil que permeia todas as coisas, tanto animadas como inanimadas, é a energia cósmica universal. Significa o espírito, alma e universo – o que é universal e infinito.
Ki - Designa a energia vital individual que circunda os nossos corpos, mantendo-os. Está presente em todos os organismos vivos. Quando a energia Ki sai de um corpo, esse deixa de ter vida.
O Reiki é o processo de encontro dessas duas energias que ocorre após a sintonização energética feita por um mestre habilitado.
No Reiki não há dogmas, actos de fé, regras inflexíveis e absolutas; uma vez abertos os canais pelos quais passa a energia (durante uma série de cerimónias rituais) qualquer pessoa está apta a dele tirar o que está pronta a receber.
Há mais de 4.500 anos, os chineses descobriram e conceituaram o sistema subtil de energia sustentadora da vida, presente em todos os corpos vivos.
Desde então, nas diferentes culturas, este sistema foi adquirindo diferentes denominações, como “Ka”, para os antigos egípcios; “Chi”, para os chineses; “Ki” para os japoneses; “Prana”, para os hindus; “Mana”, para os Kahunas; “Grande Espírito” ou “Orenda”, para os nativos da América do Norte; “Espírito Santo”, para os cristãos; “Energia Bioplasmática”, para os russos; até aos nossos dias, no ocidente, como Bio Energia, Força Vital ou Energia Universal.
O método de canalização dessa energia, no entanto, ainda se encontrava perdido na noite dos tempos, até ser redescoberto pelo japonês, Dr. Mikao Usui, que o conceituou e denominou de Reiki.
Reiki é, portanto, um sistema de canalização, direccionamento e aplicação da Energia Universal da Vida. Não é necessariamente uma técnica de cura, mas sim uma técnica de reversão de padrões energéticos.
Respeitados alguns limites naturais, todos os males emocionais, mentais, físicos e espirituais são potencialmente curáveis, podendo o Reiki assumir uma participação importante no processo.
O Reiki actua reequilibrando o nosso ser.
A energia Reiki nunca é enviada ou forçada para dentro de um organismo. Ela é atraída, “puxada” pelo receptor.
Em condições normais, a Energia Vital é captada pelos Centros de Energia dispostos no nosso corpo – os Chacras, e distribuída através dos plexos nervosos e glândulas a todas as células.
Entretanto, desequilíbrios emocionais, alimentação inadequada, pensamentos desordenados e falta de contacto com a natureza, entre outras coisas, criam bloqueios que nos tornam doentes.
É nesse contexto de desequilíbrios emocionais, espirituais, físicos e mentais, que o Reiki actua, desatando nós, promovendo relaxamento, estimulando a auto-cura, proporcionando bem-estar, alegria e paz.
Cada indivíduo cura-se a si próprio, com a mudança de atitude perante a vida.
O reikiano pode ajudar no processo, canalizando a Energia Universal para o beneficiado.
O sujeito da cura actua no processo tornando-se receptivo, transpondo “muros mentais”, abandonando emoções negativas como rancor, inveja, vingança, orgulho, sentimentos de inferioridade, entre outras.
“Só pode receber quem estiver preparado para dar” – e, por isso mesmo, Reiki significa, antes de mais, uma troca que pressupõe uma atitude interior de profunda HUMILDADE.

Nenhum comentário :

Postar um comentário