Seguidores

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Para quem gosta de mandalas










os chackras
Os chackras são compostos por sete pontos de energias alinhados ao longo do nosso corpo, e para cada um deles há uma cor predominante, diretamente relacionada com a região do corpo em que atua. Os nomes de cada um deles vem do oriental sânscrito
Muladhara, 1º Chackra
Cor relacionada: Vermelha
É o chackra básico, localizado na base da coluna, e se relaciona com a terra através da sola dos pés. Toda perda de energia física afeta esse chackra, pois ele distribui essa energia pelo corpo. Sendo assim, os anseios materiais, a busca de prazeres físicos estão diretamente ligados à esse chackra.
Raiva, violência, materialismo, descontrole sexual e irritação são agressões à esse chackra. As doenças que atuam diretamente através do desalinhamento desse chackra se dão em músculos e tendões, rins, ossos, reto, dores de artrite e nervo ciático. Estimula a simpatia, vontade de viver, coragem, força do corpo, trabalho, paixões, magnetismo amoroso, sexual e vitalidade,a lém da forte ligação com o pai.

Suadisthana, 2º Chackra
Cor relacionada: Laranja
É chamado também de chackra umbilical, pois está localizado abaixo do umbigo e ligado às gônadas. Faz parte da reprodução e à eliminação de resíduos energéticos nocivos, acolhimento das emoções, o magnetismo e a sensibilidade, além da forte ligação com a mãe. Porém quando a energia sexual está desequilibrada esse chackra é afetado, através de atitudes de competição, manipulação, insegurança, isolamento social e negação de prazeres, além da inflexibilidade e indiferença. Na parte física, os órgão que estão diretamente ligados à esse chackra são os ovários, útero, próstata e seios, e quando atingidos, podem causar infertilidade. O intestino também faz parte dessa região, portanto problemas com diverticulite, colite e apendicite são causados por desequilíbrios do Suadisthana. Estimula a segurança, complementação, segurança, elemento água

Manipura, 3º Chackra
Cor relacionada: Amarela
É chamado de Plexo Solar, e fica na região do estômago, ligado ao pâncreas e baço. É responsável pela limpeza e distribuição das energias que vão abastecer o corpo físico, além de eliminar as más energias. As drogas influenciam nas desordens desse chackra, pois tanto o álcool quanto produtos químicos afetam esse centro de energia. Os comportamentos negativos que se deve evitar são orgulho, inveja, má vontade, submissão, rejeição ou simplesmente não saber dizer não. No corpo físico os órgãos relacionados são fígado, rins, baço, pâncreas, úlceras estomacal e duodenal, gastrite e má digestão. Estimula a aceitação, cooperação, limitação, além da defesa, satisfação com a vida, alegria e a ligação com os filhos.

Anahata, 4º Chackra
Cor relacionada: Verde
É o chackra do coração, pois está no meio do peito, ligado à glândula timo. Através dele, pode-se receber e dar o perdão, abrir o coração, sintonizar com a forte fonte de amor divino, compreender a mensagem amorosa de luz divina e encontrar o propósito da vida. Com isso, pode-se criar uma grande capacidade curativa. O ódio, intolerância, preconceito, preguiça, preconceito, egoísmo, solidão, vingança e falta de metas não combinam com esse chackra. Os pontos mais sensíveis à esse chackra são os pulmões, coração, braços, mãos, costelas, ombros e peito. Estimula a caridade, união com as pessoas que ama, o abraço, abertura.

Visudha, 5º Chackra
Cor relacionada: Azul
É o chackra da garganta, ligado às glândulas da tireóide e paratireóide. Portanto, é o centro da energia da comunicação. A fala, o ouvir, entendimento, responsabilidade e compreensão consigo e com o outro, a criatividade, assimilação de energias protetoras. Quando se diz palavras pesadas, se comunica mal, discute, fala demais, não guarda segredos,faz intrigas e fofocas, esse chackra fica desalinhado. Fugir ou adiar quando se tem que fazer escolhas, assumir muitas responsabilidades, dominar outras pessoas e ceder com facilidade às tantas tentações que a vida oferece também desequilibra esse ponto de energia. No corpo físico, a garganta e ouvidos devem ser preservados para evitar resfriados e alergias constantes, doenças na língua, nas cordas vocais, tieróide e boca. Estimula o poder das palavras, a fala clara, vencer as tentações, facilidade e tomada de decisões certas, responsabilidade, assimilação de energias defensivas.

Ajna. 6º Chackra
Cor relacionada: Índigo
É também chamado Terceiro Olho, pois está no meio da testa, ligado à glândula pituitária ou hipófise. É o chackra da visão física e espiritual. Amplia a intuição e os limites espirituais ligados ao poder divino, além de aumentar a concentração e o poder da meditação. Desilusões, idéias fixas e fantasias negativas atrapalham o desenvolvimento desse chackra. Pode ser fortalecido com atividades mentais, como boas leituras e estudos. Resistir às mudanças, tentar mudar o mundo, fugir da espiritualidade e perder o ideal fragilizam essa área mental, e podem causar desequilíbrios nos olhos, nariz, intensificando problemas como sinusite, aumento repentino de miopia, disfunções neurológicas, tumores cerebrais e nódulos. Estimula a concentração, visão, inteligência e atenção, além de motivar para o trabalho, achar soluções, aguçar a mediunidade e provocar sonhos reveladores, capacidade de sintonia, entendimento através da energia mental e clareza dos pensamentos.

Sahasrara, 7º Chackra
Cor relacionada: Violeta
É o chamado chackra Coronário, posicionado no topo da cabeça, ligado à glândula pineal, chamada também de epífise. É ele que distribui as energias para os outros chackras, e por meio dele que fazemos a ligação com o plano espiritual, pois está em contato direto com os mestres e anjos do céu. As vibrações causadas por nossas orações passam por ele, que faz a ligação com o Ser Supremo, a iluminação divina. O desligamento com Deus causa desordens nesse chackra, assim como o excesso de práticas espirituais, acumulando vibrações. No corpo físico, a desarmonia se dá no sistema imunológico, nervoso, fragilidade nos ossos. Estimula o fortalecimento da alma, fé, consciência e poder espiritual, além da proximidade com a luz divina e usos dos dons espirituais com alegria.

www.ciartis.com/mandalas

Nenhum comentário :

Postar um comentário